Como trocar multa de trânsito por advertência e não pagar por ela

May 21, 2017

Se você foi multado por infrações leves ou médias, como desrespeitar o rodízio ou dirigir sem os documentos obrigatórios, pode ficar isento da multa.

 

 

Talvez você não saiba, mas se cometer uma infração leve ou média no trânsito, pode não pagá-la. Multas por parar o carro sobre a faixa de pedestre, dirigir sem os documentos obrigatórios ou desrespeitar o rodízio, por exemplo, podem virar uma simples advertência, sem registrar pontos na carteira.

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a medida para ser educativa, como uma forma de não penalizar demais bons condutores, como explica a advogada Rochane Ponzi, especialista em direito do trânsito e professora convidada da pós graduação da Verbo Jurídico.

 

“Em alguns estados, só por uma multa leve, você já perde o desconto do IPVA”, lembra a advogada.  Saiba mais: Como pagar o IPVA nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

 

Somente quem não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses e tem histórico de bom motorista pode ficar isento de pagar a multa. Ou seja, se você teve a carteira de habilitação suspensa, nem adianta tentar.

 

A troca de multa por advertência não é automática. Para solicitá-la, preste atenção em quem emitiu a notificação de autuação, na carta que você recebeu em casa. Pode ser um órgão do governo federal, do governo do estado ou da prefeitura.

 

Se a multa foi aplicada pelo governo federal, você terá que entregar o formulário de solicitação de advertência e os demais documentos em uma unidade da Polícia Rodoviária Federal ou pelos Correios.

 

Além do formulário preenchido, os documentos necessários são: cópia da notificação de autuação; cópia da carteira de habilitação ou da carteira de identidade; e histórico do prontuário  do condutor, disponível no site do Detran do seu estado.

 

Se a multa vier do governo do estado, procure o Detran. Em alguns estados, dá para fazer a solicitação pelo site.

Em São Paulo, entre no site do Detran-SP, faça um cadastro, clique em “Serviços online” e, em seguida, em “Solicitar e acompanhar recursos de penalidade”. Depois, preencha, imprima e assine o formulário disponível na própria página. Por último, anexe o formulário e os demais documentos.

 

Se a multa é da prefeitura, normalmente o motorista tem que ir até uma das unidades do Detran em sua cidade para solicitar a troca por advertência.

 

E se o pedido for negado?
 

Cada órgão de trânsito tem direito de escolher se vai ou não trocar a multa por advertência. Segundo o Detran-SP, a solicitação pode ser negada quando o condutor não se enquadra nos requisitos exigidos na legislação ou não apresenta histórico exemplar. Além disso, se a infração cometida apresentar risco à segurança no trânsito, o órgão pode optar por aplicar a penalidade de multa.

 

Se o pedido for negado, a advogada Rochane Ponzi recomenda que o motorista entre com recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari). “Faça um recurso como qualquer outro, mas em vez de dizer que a multa é injusta, peça para transformá-la em advertência”, orienta.

 

Na carta de notificação da autuação que você recebeu em casa, estão as instruções de como e onde recorrer em cada caso.

 

Please reload

Posts Em Destaque

O que você fazer quando bater o carro

February 20, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Assistência 24h (Seguradoras)

Clique e acesse os telefones de atendimento da seguradoras

Domo Seguros, Domo corretora de seguros, porto conecta em são bernardo, porto seguro conecta em são bernardo, porto seguro conecta no abc, porto seguro conecta no grande abc, porto conecta em santo andré, porto seguro conecta em santo andré, porto conecta em diadema, porto seguro conecta em diadema, porto conecta em são paulo, porto seguro conecta em são paulo,

DOMO ABC

Av. Francisco Prestes Maia, 851 - Sala 22 

Centro - São Bernardo do Campo - SP

CEP 09770-000

Contato: 11 3435-4488 ou

              11 95000-4488

Links Úteis:

Clique e acesse serviços úteis aos nossos clientes

Domo Seguros, Domo corretora de seguros, porto conecta em são bernardo, porto seguro conecta em são bernardo, porto seguro conecta no abc, porto seguro conecta no grande abc, porto conecta em santo andré, porto seguro conecta em santo andré, porto conecta em diadema, porto seguro conecta em diadema, porto conecta em são paulo, porto seguro conecta em são paulo,

DOMO VALE

Rua Paulo Viriato Corrêa da Costa, 1038 

Mirante do Vale - Jacareí - SP

CEP 12302-332

Contato: 12 98898-0582

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social